Aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, também ligado ao níquel e molibdénio que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
Estes elementos de liga, em particular o crómio, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis, isto é, o crómio presente na liga oxida-se em contato com o oxigénio presente no ar, formando uma película muito fina e estável de óxido de crómio – Cr203 – que se forma na superfície exposta ao meio ambiente. Ela é chamada de camada passiva e tem a função de proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal, abaixo dela, do meio agressivo.
Desta forma, o aço inoxidável, nomeadamente as bobines, respondem aos requisitos de uma variedade de indústrias e aplicações, pois pode ser cortada no tamanho desejado e, sendo leve, garante um transporte fácil e seguro.